Interblog – Aquadream

Interblog – Aquadream

01
nov
2013

Por

Elemento central do luxuoso Morocco Mall, novo shopping center de Marrocos em Casablanca, o Aquadream foi inaugurado em dezembro como primeiro e maior aquário cônico do mundo. Feito em acrílico, o aquário conta com um impressionante elevador de vidro em seu interior.

A International Concept Management (ICM), empresa responsável pelo projeto e construção do AquaDream, criou um aquário semelhante em 2003. Localizado dentro Hotel Radisson de Berlim, na Alemanha, o AquaDom é o maior aquário cilíndrico do mundo, e também conta com um elevador todo em vidro.

Em ambos os projetos, a ICM contou com a parceria da fabricante de acrílico Reynolds Polymer Technology (RPT), responsável pela fabricação e montagem dos painéis de acrílico, e fornecimento do cilindro interno para o elevador.

O aquário marroquino possui 9,3 metros de altura, 13,4 metros de diâmetro no seu ponto mais largo e 12,1 metros de diâmetro na parte inferior do cone, com painéis de acrílico de 7,8 metros de altura e 12 cm de espessura. Tudo isso para comportar um milhão de litros de água salgada que, serve de lar para 3.000 espécies de peixes, incluindo tubarões e arraias.

No entanto, nenhuma das rochas e corais são reais. As mais de 3.500 peças de corais foram criadas com concreto e outros materiais não tóxicos.

No Aquadream, a ICM enfrentou um desafio de engenharia que não estava presente em Berlim. O Morocco Mall, maior shopping da África, está localizado numa zona sísmica, o que demandava uma estrutura capaz de suportar grandes terremotos. O projeto foi posto à prova quando dois terremotos atingiram o shopping durante a construção do aquário e o mesmo saiu ileso.

Slide1

 Slide2 01 06 07

1

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>